Primeiro programa bilíngue do Brasil
O Systemic nasceu para melhorar o ensino do inglês no país
No Systemic, acreditamos no poder da educação bilíngue para inspirar escolas, alunos e educadores. Nosso compromisso é ir além do ensino de um novo idioma, oferecendo uma experiência educativa que promove o desenvolvimento integral dos estudantes, conectando aprendizado e resultados.
Trabalhamos lado a lado com escolas de ensino básico, da educação infantil ao ensino médio, entregando soluções completas e personalizadas em educação em inglês. Nossa metodologia combina inovação curricular e excelência, preparando alunos para o mundo global enquanto valorizamos as particularidades de cada instituição.
O Systemic foi concebido em 2002 por duas professoras experientes em metodologias de ensino de inglês, que já atuavam na área há 20 anos. A partir de 2001, elas se dedicaram ao estudo de teorias e práticas para a formação de estudantes por meio da educação bilíngue, com a proposta de que os estudantes tivessem uma formação completa em inglês, e não apenas estudassem o idioma de forma isolada e estruturada.
Com base nessa premissa, as professoras perceberam que a fluência não seria alcançada e o conhecimento profundo não seria adquirido por meio do ensino “instrucional” do inglês, utilizando a hierarquia da língua, a gramática e materiais didáticos “tradicionais” importados.
Foi assim que nasceu o Systemic, uma solução que oferece uma formação integral e multidimensional em inglês, integrando conteúdos de diferentes disciplinas e habilidades diversas em inglês.
A metodologia é baseada em premissas e princípios que levam em conta as características do contexto brasileiro, fazendo as devidas adaptações de abordagens que foram desenvolvidas para outras realidades, como CLIL na Europa, CBI nos EUA e Immersion no Canadá.
Além disso, são integradas a essas abordagens preceitos de outras ciências como Neurociência, Psicologia e Pedagogia. O Systemic incorpora metodologias ativas como Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL), sala de aula invertida entre outras. Assim, a aprendizagem acontece de forma dinâmica e contextualizada.